Accattone de Pier Paolo Pasolini



Accattone

O titulo Accatone representa aqueles que catam coisas pela rua, vivem no subúrbio das grandes cidades, no caso de Accatone a cidade é Roma nos quarteirões dos bairros: Casilina, Ponte Sant 'angel, água Santa, via Manutius, Ponte Testaccio, Via Portuensis, Via Appia Antica, Via Baccina, Centocelle, a Marranella, o município Pigneto górdio e Subiaco.
Sem esperança alguma de mudar de vida, esses desvalidos e abandonados sobrevivem de freges, embustes e furtos nos arredores da grande cidade italiana que serve de trincheira para eles.
O filme é de 1961, Fellini ao recusar o projeto permitiu que Pasolini realizasse sua grande e primeira obra de magnitude social. Como cerne da narrativa Pasolini se utilizou do Neo-Realismo, se serve desse estilo entre outras coisas ao fazer a escolha dos atores entre aqueles que viviam à margem da sociedade italiana, pois eles não teriam quem os representasse melhor do que eles mesmos, assim o filme conta com atores não profissionais sob a batuta de um cineasta estreante na arte de dirigir.
Uma equipe bem pequena foi montada por Pasolini que queria uma fotografia com enquadramentos bem fechados, para criar uma relação bem intimista com as personagens, Accattone foi um filme realizado antes de tudo pelo engajamento de todos, por amor e entusiasmo pelo cinema, dentre a equipe encontra-se o jovem de 20 anos a época,  Bernardo Bertolucci como (assistente de direção) A música escolhida é a clássica, Bah.

2.5' min. de cena de Accattone:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor deixar seu comentário referente a obra aqui apresentada, evitando emitir opiniões muito pessoais sobre os filmes.