Giordano Bruno de Giuliano Montaldo




Sinopse: Giordano Bruno é um das grandes obras do cinema político italiano dos anos 70. Esta Edição de Colecionador apresenta o filme em versão restaurada e remasterizada no formato widescreen anamórfico. Nos extras, destaque para o depoimento de Dora Incontri, escritora e doutora em Educação. Com direção precisa de Giuliano Montaldo (Sacco & Vanzetti), o roteiro mostra um dos episódios mais polêmicos da história: o processo e a execução do astrônomo, matemático e filósofo italiano Giordano Bruno (1548-1600), queimado na fogueira pela Inquisição por causa de suas teorias contrárias aos dogmas da Igreja Católica. Giordano Bruno tem como destaque a impressionante interpretação de Gian Maria Volonté no papel-título, a música de Ennio Morricone e a belíssima fotografia do mestre Vittorio Storaro. Um filme simplesmente indispensável.

Título: Giordano Bruno
Título Original: Giordano Bruno
Direção: Giuliano Montaldo
Elenco: Gian Maria Volonté, Charlotte Rampling, Mark Burns, Mathieu Carrière, Hans Christian Blech
Ano de Produção: 1973
Duração: 114 minutos
Cor: Colorido



Coleção Roberto Rossellini - Vol. 1 - (4 DVDs)




No caso de você ser um apreciador do Realismo Italiano, Roberto Rossellini eu o considero sensacional, estes 4 filmes que representam o suprassumo desse movimento cinematográfico lançado pela Versatil Home vídeo há alguns anos..

Roma - Cidade Aberta - 1945
Entre 1943 e 44, Roma, sob ocupação nazista, é declarada "cidade aberta", para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães e as tropas fascistas. Filmado logo após a libertação da Itália, em locações reais e com atores amadores, Roma, Cidade Aberta tornou-se o marco inicial do neo-realismo italiano, que mostrou ao mundo que era possível se fazer cinema mesmo sob as condições mais precárias. O filme é considerado um dos maiores da história do cinema pela crítica mundial. Essa Edição de Colecionador traz o filme em versão restaurada e sem cortes, além de muitos extras, com destaque para o documentário inédito sobre Roberto Rossellini (Roberto Rossellini, Frammenti e Battute/ITA/2001), de Carlo Lizzani, e para a filmografia ilustrada do cineasta, com mais de 200 fotos. Roma, Cidade Aberta dá início à Coleção Rossellini, a ser completa por outras quatro obras-primas do mestre italiano - Alemanha, Ano Zero, Paisà, Stromboli e Romance na Itália.

Paisà - 1946
Pela primeira vez no Brasil, Paisà traz seis episódios que mostram a luta das tropas aliadas para libertar diferentes regiões da Itália do domínio nazista, entre 1943 e 1944. São histórias de amor, amizade e lealdade, que focalizam o relacionamento do povo italiano com os soldados estrangeiros. Paisà integra a célebre "trilogia da guerra" de Rossellini, iniciada por Roma, Cidade Aberta e finalizada com Alemanha, Ano Zero. Federico Fellini participa do roteiro enquanto Giulietta Masina (Noites de Cabíria) faz sua estréia no cinema europeu. Apresentado em versão sem cortes Paisà é o segundo título da Coleção Rossellini, que traz outras quatro obras-primas do mestre italiano - Roma, Cidade Aberta, Alemanha Ano Zero, Stromboli e Romance na Itália.

Viagem à Itália - 1953
Um casal em crise viaja para a Itália a fim de vender propriedade que herdou. Em suas andanças pelas paisagens italianas, eles descobrem um novo sentido para suas vidas e, sobretudo, para seu amor. Pela primeira vez no Brasil, Viagem à Itália é um marco do cinema moderno, tendo influenciado grandes cineastas, como Michelangelo Antonioni, François Truffault e Jean-Luc Godard. Esta obra-prima é um dos seis filmes que Rossellini fez para Ingrid Bergman, sua esposa à época. A estrela contracena com o excelente George Sanders, de A Malvada. Viagem à Itália é o terceiro título da Coleção Rossellini, que traz outras quatro obras-primas do mestre italiano - Roma, Cidade Aberta, Paisà, Alemanha, Ano Zero e Stromboli.

Stromboli - 1949
Itália, após o fim da Segunda Guerra. Para não continuar vivendo num campo de refugiados, a jovem lituana Karin (Ingrid Bergman no seu primeiro filme com Rossellini) casa-se com um rude pescador, que a leva para viver na sua ilha natal aos pés do vulcão Stromboli. Porém, Karin não se adapta a nova vida, entrando em conflito com o marido e a população local. Pela primeira vez no Brasil, Stromboli é o quarto e último título da Coleção Roberto Rossellini Volume I, composta por outras obras-primas do mestre italiano - Roma, Cidade Aberta, Viagem à Itália e Paisà.



Título: Coleção Roberto Rossellini - Vol. 1
Título Original: Coleção Roberto Rossellini
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Ingrid Bergman, Anna Magnani, Aldo Fabrizi, Carmela Sazio, Robert Van Loon, Benjamim Emmanuel, George Sanders, Leslie Daniels, Mario Vitale, Renzo Cezana e Mario Sponzo.
Ano de Produção:
Duração: 413 minutos
Cor: Preto e Branco


Noites de Cabíria - Le Notti Di Cabiria - Federico Fellini




Neste filme Giulietta Masina interpreta Cabíria, uma prostituta que ganha a vida nas ruas de Roma em meados dos anos 50. Ingênua, ela sonha com o amor perfeito e acredita na bondade das pessoas. Por isso, sofre constantemente desilusões. Em suas andanças pela noite romana, ela se envolve com um astro de cinema em crise conjugal e, também, com um contador, que parece amá-la de verdade. Será que o destino só guarda desencantos para a pobre Cabíria? Esta edição em dvd para colecionador apresenta o filme em cópia restaurada, com uma seqüência inédita de sete minutos, proibida à época do lançamento nos cinemas pela Igreja Católica. Um DVD duplo repleto de extras, incluindo Fellini, um Auto-retrato (Fellini Racconta - Um Autoritratto Ritrovato/Itália/2000), documentário inédito produzido pela RAI que traça perfil biográfico do mestre italiano a partir de entrevistas e cenas raras de arquivo. Há ainda homenagens, desenhos de Fellini e fotos de todos os filmes do diretor, de Mulheres e Luzes (1950) até A Voz da Lua (1990). Noites de Cabíria - Edição de Colecionador é o primeiro título da Coleção Fellini, a ser completada por outras quatro obras-primas desse gênio do cinema - A Doce Vida, A Estrada, Ginger & Fred e Ensaio de Orquestra.


Título: Noites de Cabíria
Título Original: Le Notti Di Cabiria
Direção: Federico Fellini
Elenco: Giulietta Masina, Amedeo Nazari, François Périer
Ano de Produção: 1957
Duração: 117 minutos
Cor: Preto e Branco
Tipo de Diálogo: Livre
Formato da Tela: Fullscreen (1.33:1)
Gênero: Clássico
Faixa Etária: Livre
País de Produção: Itália
Legenda: Português
Idioma: Italiano
Áudio: Dolby Digital 2.0 Mono
Região: 0 (Multizonal)
Cenas de Sexo ou Nudez: Não
Cenas de Violência: Não
Cenas de Racismo: Não
Cenas com Drogas: Não



Ensaio de Orquestra - Federico Fellini



Numa capela romana, agora um oratório, músicos chegam para um ensaio. Eles são avisados que estão sendo gravados por uma rede de TV. Então, o maestro alemão chega, impondo ordem aos gritos. Durante um breve intervalo, o maestro concede uma entrevista aos jornalistas. Quando volta, encontra sua orquestra em estado de revolta. Será o fim? O que os trará de volta à música? Ensaio de Orquestra é a homenagem do mestre Federico Fellini à arte da música, uma das paixões de sua vida. Fundamental tanto para músicos como para cinéfilos, o filme traz a última das muitas trilhas sonoras que o genial Nino Rota compôs para Fellini.

Título: Ensaio de Orquestra
Título Original: Prova d'Orchestra
Direção: Federico Fellini
Elenco: Balduin Bass, Clara Colosimo, Elizabeth Labi.
Ano de Produção: 1979
Duração: 70 minutos
Cor: Colorido
Tipo de Diálogo: Livre
Formato da Tela: Widescreen Letterbox (1.66:1)
Gênero: Comédia
Faixa Etária: Livre
País de Produção: França, Itália, Alemanha
Legenda: Português
Idioma: Italiano



Mulheres e Luzes - Luci Del Varietà - Federico Fellini



Sinopse: A história gira em torno de uma trupe de saltimbancos, que percorre a Itália no início dos anos 50, liderada pelo carismático Checco (o grande comediante Peppino De Fillipo, de O Boa Vida). Certo dia, Liliana, uma bela jovem do interior que sonha em ser atriz de sucesso, começa a fazer de tudo para entrar na companhia, chegando a seduzir Checco. Com isso, ela provoca ciúmes em Melina Amour (Giulietta Masina, de Noites de Cabíria) e discórdia no resto do grupo. Com participação especial da brasileira Vanja Orico (O Cangaceiro), no papel de uma cantora cigana, pela primeira em vídeo no Brasil, Mulheres e Luzes marca a estréia na direção de Federico Fellini, em parceria com o cineasta neo-realista Alberto Lattuada (Sem Piedade).

Título: Mulheres e Luzes - Edição de Colecionador
Título Original: Luci Del Varietà
Direção: Federico Fellini, Alberto Lattuada
Elenco: Giulietta Masina, Peppino Di Filippo, Carla Del Poggio, Vanja Orico.
Ano de Produção: 1950
Duração: 93 minutos
Cor: Preto e Branco
Tipo de Diálogo: Livre
Formato da Tela: Fullscreen 1.33:1
Gênero: Clássico
Faixa Etária: Livre
País de Produção: Itália
Legenda: Português
Idioma: Italiano



Paisà - Roberto Rossellini




Sinopse: No segmento inicial um soldado americano, Joe (Robert Van Loon), tem a tarefa de proteger uma jovem siciliana, Carmela (Carmela Sazio), em um castelo velho abandonado. Ela nada diz ou demonstra alguma emoção, enquanto Joe tenta suplantar a barreira do idioma. O 2º segmento se passa em Nápoles, nele um soldado americano negro tem seus sapatos roubados por um moleque de rua. Ele procura pelo garoto e descobre que o menino vive com vários napolitanos sem-teto. O 3º segmento se passa em Roma, nele um outro soldado americano, Fred (Gar Moore), chega na cidade com seu tanque e lhe é oferecida água por uma amável jovem, Francesca (Maria Michi), e ele rapidamente se sente atraído por ela. Meses mais tarde ele está bêbado e a encontra novamente, quando ela caminha pelas ruas procurando "clientes". Ele então se lembra de Francesca, mas não percebe que a prostituta e Francesca são a mesma pessoa. O 4º episódio acontece em Florença, quando uma enfermeira americana, Harriet (Harriet Medin), e um guerrilheiro italiano tentam atravessar as linhas alemãs. No 5º segmento há 3 capelães americanos: um católico, um protestante e um judeu, que pedem para monges franciscanos autorização para passar a noite no monastério deles. Os monges estão desacostumados com religiosos protestantes e judeus, mas descobrem que estão todos unidos sob o mesmo Deus. No 6º capítulo há um forte tiroteio entre forças britânicas e alemãs, em que há grandes perdas para ambos os lados.
adorocinema

Título: Paisà
Título Original: Paisà
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Carmela Sazio (Carmela - Sicília)
Robert Van Loon (Joe - Sicília)
Anthony La Penna (Tony - Sicília)
Benjamin Emmanuel (Soldado americano - Sicília)
Harold Wagner (Harry - Sicília)
Merlin Berth (Merlin - Sicília)
Maria Michi (Francesca - Roma)
Gar Moore (Fred - Roma)
Harriet Medin (Harriet - Florença)
Renzo Avanzo (Renzo - Florença)
William Tubbs (Capitão Bill Martin)
Dale Edmonds (Dale - Vale do Pó)
Cigolani (Cigolani - Vale do Pó)
Allen Dan (Soldado americano - Vale do Pó)
Lorena Berg (Maddalena - Vale do Pó)
Dots Johnson (Nápoles)
Alfonsino Pasca (Nápoles).
Ano de Produção: 1946
Duração: 120 minutos
Cor: preto e branco

Consulte este filme no IMDB



Stromboli - Roberto Rossellini



Sinopse: Itália, após o fim da Segunda Guerra. Para não continuar vivendo num campo de refugiados, a jovem lituana Karin (Ingrid Bergman no seu primeiro filme com Rossellini) casa-se com um rude pescador, que a leva para viver na sua ilha natal aos pés do vulcão Stromboli. Porém, Karin não se adapta a nova vida, entrando em conflito com o marido e a população local. Pela primeira vez no Brasil, Stromboli é o quarto e último título da Coleção Roberto Rossellini - Volume I, composta por outras obras-primas do mestre italiano - Roma, Cidade Aberta, Viagem à Itália e Paisà, esses dois últimos raridades, dificeis de encontrar para comprar.

Título: Stromboli, com Ingrid Bergman
Título Original: Stromboli, Terra di Dio
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Ingrid Bergman, Mario Vitale, Renzo Cezana e Mario Sponzo.
Ano de Produção: 1949
Duração: 107 minutos
Cor: Preto e Branco

Consulte este filme no IMDB



Viagem à Itália - Viaggio in Italia - Roberto Rossellini




Sinopse: Terceiro filme de Rossellini com Bergman (se seguiriam dois últimos no ano seguinte), antes de romperem seu relacionamento que escandalizou Hollywood na época (a estrela ainda era oficialmente casada com outro quando ficou grávida do cineasta durante as filmagens de STROMBOLI). Pode então ser encarado como uma radiografia da crise que se instaurava não apenas no casal central, como também em sua contraparte na vida real. Mesmo não considerado oficialmente parte do movimento do neo-realismo (foi produzido após o ocaso do mesmo), VIAGEM À ITÁLIA traz vários dos elementos que o próprio Rossellini popularizou em ROMA, CIDADE ABERTA, como a presença de atores amadores e locações reais. O foco, porém, muda da abordagem social para o intimismo da relação entre o casal, algo que marcaria profundamente o cinema de um compatriota, Michelangelo Antonioni. O ponto de partida do conflito é até pueril: “Todos os homens são iguais“, vive dizendo Katherine, a personagem de Bergman, enquanto cada um busca formas de causar ciúme ou conflito com seu parceiro.
blog galaxia

Título: Viagem à Itália
Título Original: Viaggio in Italia
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Ingrid Bergman, George Sanders, Marie Mauban, Anna Proclemer, Paul Müller, Anthony La Penna, Natalia Rai, Jackie Frost, Lila Rocco.
Ano de Produção: 1953
Duração: 79 minutos
Cor: preto e branco
Tipo de Diálogo: Adulto
Formato da Tela: fullscreen 1.33:1
Gênero: Drama
Faixa Etária: 14 anos
País de Produção: Itália
Legenda: Português
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0 Mono
Região: 0 multizonal
Cenas de Sexo ou Nudez: Não
Cenas de Violência: Não
Cenas de Racismo: Não
Cenas com Drogas: Não

Consulte este filme no IMDB



Roma - Cidade Aberta - Città Aperta - Roberto Rossellini




Sinopse: Entre 1943 e 44, Roma, sob ocupação nazista, é declarada "cidade aberta", para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães e as tropas fascistas. Filmado logo após a libertação da Itália, em locações reais e com atores amadores, Roma, Cidade Aberta tornou-se o marco inicial do neo-realismo italiano, que mostrou ao mundo que era possível se fazer cinema mesmo sob as condições mais precárias. O filme é considerado um dos maiores da história do cinema pela crítica mundial. Essa Edição de Colecionador traz o filme em versão restaurada e sem cortes, além de muitos extras, com destaque para o documentário inédito sobre Roberto Rossellini (Roberto Rossellini, Frammenti e Battute/ITA/2001), de Carlo Lizzani, e para a filmografia ilustrada do cineasta, com mais de 200 fotos. Roma, Cidade Aberta dá início à Coleção Rossellini, a ser completa por outras quatro obras-primas do mestre italiano - Alemanha, Ano Zero, Paisà, Stromboli e Romance na Itália.

Título: Roma - Cidade Aberta
Título Original: Roma, Città Aperta
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Anna Magnani, Aldo Fabrizi.
Ano de Produção: 1945
Duração: 97 minutos
Cor: Preto e Branco