Rocco e Seus Irmãos - Rocco e i Suoi Fratelli - Luchino Visconti




Sinopse: Em busca de uma vida melhor a viúva Rosaria Parondi e seus filhos - Rocco, Simone, Vincenzo, Ciro e Luca, partem da miserável Sicília (Sul da Itália) para a industrial Milão. Na cidade grande, cada irmão segue um rumo diferente. Simone (Renato Salvatori) tenta ganhar a vida como pugilista enquanto Rocco (Alain Delon) sonha em voltar à sua terra natal. Quando Simone é abandonado pela amante, que se envolve com Rocco, tem início a degradação de uma família corrompida pelos valores e costumes de uma sociedade hostil. Apresentado em sua versão integral e restaurada, Rocco e Seus Irmãos é um dos maiores clássicos do cinema mundial. Esse DVD Duplo ainda traz muitos extras, incluindo documentário inédito sobre Visconti, produzido pela RAI, Rocco e Seus Irmãos é o primeiro título da Coleção Luchino Visconti, a ser completada por outras três obras-primas do mestre italiano - Obsessão, Belíssima e A Terra Treme.

Título: Rocco e Seus Irmãos
Título Original: Rocco e i Suoi Fratelli
Direção: Luchino Visconti
Elenco: Alain Delon, Renato Salvatori, Annie Girardot, Katina Paxinou, Roger Hanin, Claudia Cardinale, Spiros Focas.
Ano de Produção: 1960
Duração: 180 minutos
Cor: Preto e Branco

O Leopardo - Il Gattopardo - Luchino Visconti






Sinopse: Sob licença da 20th Century Fox, pela primeira vez no Brasil, a versão integral restaurada e remasterizada com áudio em italiano de O Leopardo, a obra máxima do mestre Luchino Visconti e um dos filmes mais belos da história do cinema. E este DVD Duplo traz mais de 2 horas de extras, incluindo documentário inédito sobre a produção. Baseando-se no romance de Giuseppe Tomasi Di Lampedusa, Visconti conta a história do Dom Fabrizio Salina(Burt Lancaster) no melhor papel de sua carreira, um refinado príncipe da Sicília que testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia, durante a unificação italiana, em 1860.
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, O Leopardo é uma superprodução suntuosa, com figurinos e direção de arte impecáveis. Um filme mais que obrigatório em qualquer coleção.


Prêmios:
Palma de Ouro no Festival de Cannes
Indicado ao Oscar de Melhor Figurino (Cor)
Indicado ao Globo de Ouro de novo talento (Alain Delon)


Curiosidades:
Uma dica importante:
"O Leopardo" tem duas versões: uma completa, em italiano, que foi exibida na Itália e alguns países da Europa e outra internacional, dublada em inglês com 165 minutos.
Esta versão que me refiro neste DVD que sugiro a compra é a completa, com áudio em italiano, restaurada em 1991 pela Cinemateca de Bologna, sob supervisão de Giuseppe Rotunno, o diretor de fotografia do filme. A minutagem total é 185 minutos. É importante esclarecer que, quando exibido nos cinemas pela primeira vez, esta versão era anunciada como tendo 205 minutos, mas isto se deve ao intervalo de 20 minutos, comum na época no caso de filmes longos como "O Leopardo". Nas décadas seguintes, esta informação foi erroneamente mantida, inclusive quando o filme foi lançado em cinema no Brasil pela Pandora Filmes, que anunciou uma versão de 185 minutos como se esta tivesse 205.

Título: O Leopardo
Título Original: Il Gattopardo
Direção: Luchino Visconti
Elenco: Alain Delon, Burt Lancaster, Claudia Cardinale, Romolo Valli, Rina Morelli, Pierre Clémenti, Paolo Stoppa e Terence Hill.
Ano de Produção: 1963
Duração: 185 minutos
Cor: Colorido

O Inocente - L'Innocente - Luchino Visconti







Sinopse: Baseando-se no romance homônimo de Gabriele D'Annunzio, o mestre Luchino Visconti realizou O Inocente, seu último trabalho e, sem dúvida, um dos seus mais belos filmes. Esta obra-prima em versão restaurada e remasterizada conta a estória da alta sociedade italiana de fins do século XX, o aristocrata Tullio trai a esposa Giuliana mantendo um tórrido caso com Tereza. Desprezada, Giuliana cai nos braços de um escritor, despertando a fúria do marido. A situação fica ainda pior quando ela anuncia sua gravidez. Além da direção de arte impecável, com figurinos e cenários luxuosos, O Inocente é valorizado pelas performances de Giancarlo Giannini (Mimi, o Metalúrgico), Laura Antonelli (Esposamante) e Jennifer O'Neil (Verão de 42).

Título: O Inocente
Título Original: L'Innocente
Direção: Luchino Visconti
Elenco: Giancarlo Giannini, Laura Antonelli, Jennifer O'Neill e Massimo Girotti.
Ano de Produção: 1976
Duração: 125 minutos
Cor: Colorido

Ludwig - Luchino Visconti




Sinopse: Uma outra obra-prima do mestre italiano Luchino Visconti: Ludwig, um épico deslumbrante sobre o lendário "rei louco" da Baviera, que entrou para a história por construir os castelos mais lindos da Europa, e como o mecenas do compositor Richard Wagner. No elenco, grandes interpretações de Helmut Berger e Romy Schneider, revivendo o papel de Sissi.
Esta Ed. Especial em DVD duplo apresenta, pela primeira vez, o filme em sua versão completa restaurada e remasterizada no formato widescreen anamórfico, com mais de quatro horas de duração e opções de áudio em alemão e italiano, conforme o desejo de Visconti. Há ainda quase duas horas de extras, incluindo entrevistas, especiais sobre os bastidores da produção e os castelos de Ludwig, e depoimentos de críticos de arte, cinema e música.


Título: Ludwig
Título Original: Ludwig
Direção: Luchino Visconti
Elenco: Helmut Berger, Trevor Howard, Romy Schneider, Silvana Mangano, Helmut Griem, Mark Burns, Gert Fröbe, Umberto Orsini, Nora Ricci
Ano de Produção: 1972
Duração: 247 minutos
Cor: Colorido

O Ouro de Nápoles - L'Oro di Napoli - Vittorio De Sica




Sinopse: O Ouro de Nápoles, um dos filmes mais belos do mestre Vittorio De Sica (Ladrões de Bicicleta). Com a ajuda de um grande elenco liderado pelas estrelas Silvana Mangano (Arroz Amargo) e Sophia Loren (Os Girassóis da Rússia) e pelo comediante Totò, De Sica presta uma linda homenagem à cidade de Nápoles e seus habitantes através de seis episódios, que trazem comédia, drama, romance em doses certas. Inédito em vídeo e DVD no Brasil, O Ouro de Nápoles é um grande clássico do cinema italiano e um programa essencial para os interessados na cultura e nos costumes da Itália.

Título: O Ouro de Nápoles
Título Original: L'Oro di Napoli
Direção: Vittorio De Sica
Elenco: Mangano, Sophia Loren, Eduardo De Filippo, Paolo Stoppa, Erno Crisa, Totò, Lianella Carell, Giacomo Furia, Tina Pica, Alberto Farnese
Ano de Produção: 1954
Duração: 131 minutos
Cor: Preto e Branco

Ladrões de Bicicleta - Ladri di Bicicleta - Vittorio De Sica




Sinopse: Ladrões de Bicicleta, um dos maiores filmes da história do cinema, em edição especial, que traz mais de uma hora de extras, incluindo documentário inédito sobre o grande Vittorio De Sica. Roma, 1948. Depois de procurar muito, Antonio consegue um emprego, para colar cartazes de cinema pela cidade, montado em sua bicicleta. Porém, logo no primeiro dia de trabalho, ela é roubada. Junto com o filho pequeno, começa uma busca desesperada pela bicicleta, sua última esperança de uma vida melhor. Grande clássico do Neo-Realismo Italiano, Ladrões de Bicicleta tem conquistado sucessivas gerações de cinéfilos, com sua história humanista e universal.

Título: Ladrões de Bicicleta - Ed. Especial
Título Original: Ladri di Bicicleta
Direção: Vittorio De Sica
Elenco: Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell, Gino Saltamerenda, Vittorio Antonucci, Giulio Chiari, Elena Altieri
Ano de Produção: 1948
Duração: 90 minutos
Cor: Preto e Branco

Consulte este filme no IMDB




Os Girassóis da Rússia - I Girasoli - Vittorio De Sica





Sinopse: Os Girassóis da Rússia, uma das mais belas histórias de amor do cinema. Dirigido pelo mestre Vittorio De Sica (Ladrões de Bicicleta), este clássico romântico tornou-se um dos maiores sucessos da dupla Sophia Loren e Marcello Mastroianni. Emocione-se com a história de um casal separado pela Segunda Guerra. Após anos sem notícias, ela viaja para a Rússia em busca do marido, atravessando cidades e campos de girassóis. Quando enfim ela o encontra, percebe que algo mudou entre eles. Com linda fotografia do grande Giuseppe Rotunno (O Leopardo) e música inesquecível de Henry Mancini (A Pantera Cor de Rosa), Os Girassóis da Rússia é um filme indispensável.

Título: Os Girassóis da Rússiaa
Título Original: I Girasoli
Direção: Vittorio De Sica
Elenco: Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Lyudmila Savelyeva, Galina Andreyeva, Anna Carena, Germano Longo, Nadya Serednichenko, Glauco Onorato
Ano de Produção: 1970
Duração: 101 minutos
Cor: Colorido

Onde Está a Liberdade - Dov'è la libertà...? - Roberto Rossellini





Sinopse: Pela primeira vez no Brasil, Onde Está a Liberdade? o clássico do mestre Roberto Rossellini (Roma, Cidade Aberta) com o inesquecível comediante Totò em uma das grandes interpretações de sua carreira. Após passar 20 anos na prisão por causa de um homicídio passional, o barbeiro Salvatore Lojacono (Totò) é libertado. Porém, o mundo que conhecia mudou. Será que Salvatore conseguirá se adaptar? Onde Está a Liberdade? é uma reflexão fascinante sobre as relações sociais na Itália dos anos 50. Uma obra-prima de Rossellini que todo colecionador e amante dos filmes italianos devem ter.

Título: Onde Está a Liberdade - Entrega a partir de 02/02!
Título Original: Dov'è la libertà...?
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Totò, Andrea Compagnoni, Franca Faldini, Ines Florentini, Giacomo Gabrielli, Augusta Mancini, Fernando Milani
Ano de Produção: 1954
Duração: 90 minutos
Cor: Preto e Branco

De Crápula a Herói - Il Generale della Rovere - Roberto Rossellini




Sinopse: Vencedor do Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza, De Crápula a Herói é uma das obras-primas do mestre Roberto Rossellini, e tem como destaque a impressionante atuação de Vittorio De Sica no papel principal. Durante a Segunda Guerra, o impostor Emanuele Bertone, fingindo ser um coronel do exército italiano, explora seus compatriotas, prometendo interceder por seus familiares que foram presos pelos alemães. Um dia, é denunciado, preso e condenado à morte. Para se salvar, aceita colaborar com a Gestapo, passando-se pelo general Della Rovere, chefe da Resistência, para ajudar a identificar os líderes do movimento que estão presos. Dirigido com rigor por Rossellini, De Crápula a Herói é uma excelente adaptação de um conto do famoso jornalista italiano Indro Montanelli (1909-2001).

Título: De Crápula a Herói
Título Original: Il Generale della Rovere
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Vittorio De Sica, Hannes Messemer, Vittorio Caprioli
Ano de Produção: 1959
Duração: 130 minutos
Cor: Preto e Branco


A morte - La Commare Secca - Bernardo Bertolucci



Sinopse: No estilo de Rashomon, de Akira Kurosawa; conhecemos as diferentes versões de cada um deles por meio de flashbacks. Quem está contando a verdade? Com roteiro de Pier Paolo Pasolini, Bertolucci constrói um filme fascinante sobre a natureza da verdade e o processo da memória. Inédito no Brasil, A Morte (La Commare Secca) é o primeiro filme do diretor Bernardo Bertolucci de (O Último Imperador). Este dvd traz a versão restaurada desta verdadeira raridade do cinema italiano e uma excelente entrevista com o cineasta. Na periferia de Roma, é encontrado o corpo de uma jovem prostituta brutalmente assassinada e a polícia interroga uma série de suspeitos.

Título: A Morte
Título Original: La Commare Secca
Direção: Bernardo Bertolucci
Elenco: Carlotta Barilli, Lorenza Benedetti, Clorinda Celan, Vincenzo Ciccora, Alvaro D'Ercole, Giancarlo De Rosa
Ano de Produção: 1962
Duração: 93 minutos
Cor: Preto e Branco

Partner - Bernardo Bertolucci




Sinopse: Realizado durante o auge do movimento estudantil de 1968, Partner é um dos filmes mais radicais do cineasta italiano Bernardo Bertolucci (O Último Imperador). Essa Edição Especial apresenta o filme em versão restaurada, com quase uma hora de extras, incluindo excelente entrevista com o diretor. Baseando-se livremente em O Duplo (1846), do genial Fiódor Dostoiévski, Bertolucci nos conta a história de Jacob, um estudante com idéias revolucionárias cuja existência solitária é abalada pelo aparecimento de seu duplo, que o incentiva a ter um maior engajamento político. Inspirado pelas teorias de Karl Marx, Sigmund Freud e Jean-Luc Godard, Bertolucci realizou um fascinante filme-manifesto que capta os principais dilemas da geração de 1968. Por isso, Partner é fundamental ainda para a compreensão de Os Sonhadores (2003), outro filme do diretor sobre a mesma época.

Título: Partner - Ed. Especial
Título Original: Partner
Direção: Bernardo Bertolucci
Elenco: Pierre Clémenti, Tina Aumont, Sergio Tofano, Giulio Cesare Castello, Romano Costa, Antonio Maestri, Mario Venturini
Ano de Produção: 1968
Duração: 105 minutos
Cor: Colorido


Amor e Raiva - Lizzani, Bertolucci, Pasolini, Godard e Bellocchio.



Esta é mais uma raridade do cinema italiano: Amor e Raiva, um filme de episódios, realizado por cinco grandes cineastas em 1969, durante o debate sobre a guerra do Vietnã, o movimento estudantil e o engajamento político do intelectual:


A indiferença, de Carlo Lizzani

Uma jovem é estuprada na frente do seu prédio enquanto seus vizinhos assistem indiferentes à cena.


Agonia, de Bernardo Bertolucci.

O grupo teatral de vanguarda Living Theatre representa os últimos momentos de um homem.


A seqüência da flor de papel, de Pier Paolo Pasolini.

Imagens dos horrores do Vietnã e dos crimes nazistas são sobrepostas ao caminhar despreocupado de um jovem pelas ruas de Roma.


O amor, de Jean-Luc Godard.

Um casal discute sobre vários temas, como guerra, exploração e inocência.


Discutamos, discutamos, de Marco Bellocchio.

Um grupo de estudantes interrompe uma palestra e começa um debate sobre a guerra do Vietnã, entrando em conflito com a platéia.

Título: Amor e Raiva - Entrega a partir de 02/02!
Título Original: Amore e rabbia
Direção: Carlo Lizzani, Bernardo Bertolucci, Pier Paolo Pasolini, Jean-Luc Godard, Marco Bellocchio
Elenco: Tom Baker, Judith Malina, Ninetto Davoli, Nino Castelnuovo, Catherine Jourdan
Ano de Produção: 1969
Duração: 102 minutos
Cor: Colorido

Antes da Revolução - Prima della Rivoluzione - Bernardo Bertolucci




Sinopse: Antes da Revolução é um filme emblemático sobre a juventude revolucionária dos anos 60 e a primeira obra-prima do mestre Bernardo Bertolucci (Os Sonhadores). O filme agora em dvd vem em versão restaurada e remasterizada no formato widescreen anamórfico, com muitos extras. O filme se passa em Parma, 1964. Fabrizio, um jovem de 22 anos, passa por uma fase de indecisão política e afetiva e apesar de renegar a burguesia não se sente à vontade no movimento revolucionário, pois se considera à frente das ideologias da esquerda. Ao mesmo tempo, vive um amor conturbado com sua tia.

Título: Antes da Revolução
Título Original: Prima della Rivoluzione
Direção: Bernardo Bertolucci
Elenco: Adriana Asti, Francesco Barilli, Evelina Alpi, Gianni Amico
Ano de Produção: 1964
Duração: 112 minutos
Cor: Preto e Branco

Dowload é um caminho para rever esses clássicos italianos.



Exclusividade
Os filmes que você vê neste blog são encontrados facilmente no Youtube em fragmentos contendo as cenas mais contundentes e algumas vezes o filme completo.

Clássicos do Cinema italiano
Os filmes aqui apresentados são clássicos do cinema, filmes que ditaram a estética do cinema moderno, somente uma minoria de pessoas aprecia pois eles foram abafados pelo tempo e pela necessidade da indústria em produzir constantemente novos filmes.


Público Fiel
É reduzidíssimo o número do público interessado neste seguimento do cinema, voltado a colecionadores e cinéfilos e descendentes de italianos espalhados pelo mundo que em comum têm o desejo de ouvir e falar a língua italiana.
Na tv a cabo também não conseguimos vê-los com frequência, a grade dos canais de filmes: telecines, Sony Entertainment, etc, explorados pela Sky, etc, não incluem esses clássicos diferenciados, optam pelos mais populares filmes de Hollywood antigos e contemporâneos, uma espécie de protecionismo cultural. Nos E.U.A e Europa, a programação é mais elitizada que aquela explorada nos países da América Latina. Além do que, a grande barreira para a disseminação do sistema por demanda são as redes de distribuição.


Obrigado e bom divertimento!!

Luigi Chiozzotto