Tornerano i Pratti, novo filme de Ermanno Olmi

 


Tornerano i Pratti de Ermanno Olmi, 2014


Neste novo filme Olmi acompanha durante sete semanas de filmagem, nos mais altos picos entre as cidades italianas de Asiago, onde o diretor viveu nos anos 60 e  em Vicenza, dois soldados confinados no front Nordeste durante a 1 ª Guerra no ano de 1917. É a história da desobediência de dois soldados a um comando superior importante, de recusa em avançar sobre um alvo que está sob sua observação. Um deles, simples soldado sem patente e o outro de alta patente, que a partir dessa desobediência passa a coexistir com a própria consciência e moral sobre sua conduta e às exigências da própria estratégia da guerra. O recado de Olmi neste filme parece ser de que devemos dizer “não” a guerra. O filme tem como atores Alessandro Sperdute e Claudio Santamaria, foi produzido pela Cinema Undici, Ipotesi Cinema e Rai Cinema e o roteiro é do próprio Olmi. No Brasil o filme mais conhecido de Ermanno Olmi é Arvore Dos Tamancos, Versátil Home Video. O tema pode parecer com aquele explorado por francesco Rosi em "Uomini contro, contudo são histórias contadas de maneira bem diferentes, ambos ricos em criatividade.
Ermano Olmi nasceu em Bergamo e ainda criança se mudou com a mãe para Treviglio, no alto Adge, sua mãe era operária e seu pai ferroviário, foi criado pela mãe, pois seu pai morreu na 2ª guerra, Ermanno Olmi possui uma profunda religiosidade na fé católica, o que de certa forma influenciou a escolha de seus temas em torno da vida cotidiana do povo italiano, em especial aqueles do campo, das cidadezinhas rurais da Itália, como pode ser visto em "I Recuperanti" (1970) e em "A Arvore dos tamancos" (1978), Palma d'oro no 31º Festival de Cannes,
A partir de 1953, mesmo com o pouco conhecimento sobre como se fazer um filme, realizou dezenas de documentários, dentre eles "La diga sul ghiacciaio, Tre fili fino a Milano" (1958). Nos próximos oito anos se seguiram outros quarenta realizados, a maioria com tema sobre a condição em que trabalhavam os operários de empresas na Itália.

Luigi Chiozzotto.


Trailer oficial do filme.