Coleção Roberto Rossellini - Vol. 1 - (4 DVDs)




No caso de você ser um apreciador do Realismo Italiano, Roberto Rossellini eu o considero sensacional, estes 4 filmes que representam o suprassumo desse movimento cinematográfico lançado pela Versatil Home vídeo há alguns anos..

Roma - Cidade Aberta - 1945
Entre 1943 e 44, Roma, sob ocupação nazista, é declarada "cidade aberta", para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães e as tropas fascistas. Filmado logo após a libertação da Itália, em locações reais e com atores amadores, Roma, Cidade Aberta tornou-se o marco inicial do neo-realismo italiano, que mostrou ao mundo que era possível se fazer cinema mesmo sob as condições mais precárias. O filme é considerado um dos maiores da história do cinema pela crítica mundial. Essa Edição de Colecionador traz o filme em versão restaurada e sem cortes, além de muitos extras, com destaque para o documentário inédito sobre Roberto Rossellini (Roberto Rossellini, Frammenti e Battute/ITA/2001), de Carlo Lizzani, e para a filmografia ilustrada do cineasta, com mais de 200 fotos. Roma, Cidade Aberta dá início à Coleção Rossellini, a ser completa por outras quatro obras-primas do mestre italiano - Alemanha, Ano Zero, Paisà, Stromboli e Romance na Itália.

Paisà - 1946
Pela primeira vez no Brasil, Paisà traz seis episódios que mostram a luta das tropas aliadas para libertar diferentes regiões da Itália do domínio nazista, entre 1943 e 1944. São histórias de amor, amizade e lealdade, que focalizam o relacionamento do povo italiano com os soldados estrangeiros. Paisà integra a célebre "trilogia da guerra" de Rossellini, iniciada por Roma, Cidade Aberta e finalizada com Alemanha, Ano Zero. Federico Fellini participa do roteiro enquanto Giulietta Masina (Noites de Cabíria) faz sua estréia no cinema europeu. Apresentado em versão sem cortes Paisà é o segundo título da Coleção Rossellini, que traz outras quatro obras-primas do mestre italiano - Roma, Cidade Aberta, Alemanha Ano Zero, Stromboli e Romance na Itália.

Viagem à Itália - 1953
Um casal em crise viaja para a Itália a fim de vender propriedade que herdou. Em suas andanças pelas paisagens italianas, eles descobrem um novo sentido para suas vidas e, sobretudo, para seu amor. Pela primeira vez no Brasil, Viagem à Itália é um marco do cinema moderno, tendo influenciado grandes cineastas, como Michelangelo Antonioni, François Truffault e Jean-Luc Godard. Esta obra-prima é um dos seis filmes que Rossellini fez para Ingrid Bergman, sua esposa à época. A estrela contracena com o excelente George Sanders, de A Malvada. Viagem à Itália é o terceiro título da Coleção Rossellini, que traz outras quatro obras-primas do mestre italiano - Roma, Cidade Aberta, Paisà, Alemanha, Ano Zero e Stromboli.

Stromboli - 1949
Itália, após o fim da Segunda Guerra. Para não continuar vivendo num campo de refugiados, a jovem lituana Karin (Ingrid Bergman no seu primeiro filme com Rossellini) casa-se com um rude pescador, que a leva para viver na sua ilha natal aos pés do vulcão Stromboli. Porém, Karin não se adapta a nova vida, entrando em conflito com o marido e a população local. Pela primeira vez no Brasil, Stromboli é o quarto e último título da Coleção Roberto Rossellini Volume I, composta por outras obras-primas do mestre italiano - Roma, Cidade Aberta, Viagem à Itália e Paisà.



Título: Coleção Roberto Rossellini - Vol. 1
Título Original: Coleção Roberto Rossellini
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Ingrid Bergman, Anna Magnani, Aldo Fabrizi, Carmela Sazio, Robert Van Loon, Benjamim Emmanuel, George Sanders, Leslie Daniels, Mario Vitale, Renzo Cezana e Mario Sponzo.
Ano de Produção:
Duração: 413 minutos
Cor: Preto e Branco


2 comentários:

  1. Boa tarde, Estou procurando um filme chamado Camicie Rosse, no qual Ana Magnani atuou. Ele é de 1952. Vc teria para venda ou saberia me dizer onde posso encontrá-lo?

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é raro de encontrar. Tenho um exemplar em VHS. Mas não vendo.
    Jack

    ResponderExcluir

Favor deixar seu comentário referente a obra aqui apresentada, evitando emitir opiniões muito pessoais sobre os filmes.